terça-feira, 5 de novembro de 2013

Missão Jubilar


Estamos a entrar na reta final deste "projeto" que foi a Missão Jubilar.
Dentre muitas ações, teremos um especial lugar para nos podermos concentrar em nós, olharmos para o nosso interior, para o convite que Deus nos continua a fazer e para o tipo de resposta que lhe estamos a dar.
Celebrar os 75 anos da restauração da nossa Diocese, é antes de mais olharmos para o caminho feito, com vontade de continuar a caminhar.
Não podemos ficar de fora, esta é a nossa hora!

Encontro de Escolas Católicas


Decorreu no passado dia 26 de Outubro o Encontro de Escolas Católicas da Diocese de Aveiro (Colégio de Calvão, Colégio de Mogofores, Colégio de Anadia e Instituto de Promoção Social de Bustos), desta vez com uma novidade, a participação de Alunos de EMRC do Agrupamento de Escolas de Vagos (Escola Pública), acompanhados por mim, Docente de EMRC.
Foi um dia a viver sob o lema "Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus". Pedia-se aos alunos para não trazerem meias rotas, pois pretendia-se que eles tirassem os sapatos em nome da simplicidade e da disponibilidade para se fazer ao caminho.
Os objetivos foram amplamente alcançados e os alunos vestiram plenamente "a camisola" da pobreza, da simplicidade e do serviço aos outros.
Depois de refletirem na vida e obra de tão grandes modelos, Papa Francisco, Madre Teresa de Calcutá e S. Francisco de Assis, certamente que levaram para suas casas e para as suas escolas um pouco da vontade de viver na simplicidade de coração.
Obrigado pela oportunidade que nos foi concedida em partilhar tão belos momentos.

O Professor Sérgio Martins
(Agrupamento de Escolas de Vagos)


Primeiro encontro (Quebra-gelo)

Estava a chegar a nossa vez de nos apresentarmos...
O Prof. Sérgio convidou todas a tirarem os seus sapatos para melhor percebermos a Pobreza. 



Todos se descalçaram... 

Durante o Jogo!

Já tínhamos alguma fome!

Que belo almoço!

Na apresentação das conclusões dos trabalhos de grupo.

Todos partilharam as descobertas feitas.

Não podíamos trazer meias rotas...

Apresentando o exemplo de madre Teresa de Calcutá.