segunda-feira, 7 de julho de 2014

Novo Bispo para Aveiro



D. António Manuel Moiteiro Ramos
                                 Bispo da Diocese de Aveiro




Em 04 de julho de 2014, o Papa Francisco nomeou como bispo da Diocese de Aveiro D. António Manuel Moiteiro Ramos, que nasceu na Aldeia de João Pires, do concelho de Penamacor, do Distrito de Castelo Branco e Diocese da Guarda, em 17 de maio de 1956. Frequentou os Seminários Diocesanos do Fundão e da Guarda, sendo ordenado presbítero em 08 de abril de 1982, iniciando o ministério pastoral como vigário paroquial das paróquias de S. Vicente e de S. Miguel da Guarda. Em 1987, foi nomeado pároco, como membro de uma equipa sacerdotal das paróquias de S. Miguel da Guarda, Alvendre, Avelãs de Ambom, Rocamondo e Vila Franca do Deão e, em 1996, diretor espiritual do Seminário Maior da Guarda, acumulando, ao mesmo tempo, com a assistência pastoral às paróquias de João Antão, Santa Ana d’Azinha e Panoias. Em 2006, e também como membro de uma equipa sacerdotal, foi nomeado pároco da Sé e de S. Vicente, na cidade da Guarda. Para além da paroquialidade exerceu, ao longo de trinta anos de sacerdote, outros serviços na Diocese da Guarda, tais como o de responsável pelos Departamentos de Catequese da Infância e Adolescência e do ensino da Igreja nas escolas e, finalmente, o de diretor do Secretariado Diocesano da Educação Cristã, Coordenador da Pastoral, assistente diocesano das Conferências Vicentinas, membro do Conselho Presbiteral, do Conselho Episcopal e do Conselho de Pastoral. Em 03 de setembro de 2005, foi nomeado assistente geral da Liga dos Servos de Jesus, uma associação pública de fiéis fundada em 1924 pelo bispo-auxiliar da Diocese da Guarda, D. João de Oliveira Matos; e, em 2006, vice-postulador no processo de beatificação e canonização do referido servo de Deus.
            Entre 1984-1986, fez a licenciatura em teologia, com especialidade em catequética, no Instituto Superior de Teologia de San Dâmaso, em Madrid, filiado na Universidade Pontifícia de Salamanca; e, nos anos 1994-1996, frequentou as aulas no Instituto Superior de Pastoral, em Madrid, concluindo o doutoramento em teologia pastoral, em 1997, com a tese «Os catecismos portugueses da infância e adolescência de 1953-1993». Desde 1987, foi professor de catequética no Seminário Maior da Guarda e professor de teologia pastoral no Instituto Superior de Teologia Beiras e Douro, com sede em Viseu.
            De entre as suas várias publicações destacam-se as que se dedicam à catequese e à formação de catequistas: - 1991 – Como membro da equipa que elaborou os catecismos do programa nacional de Catequese, ‘Jesus gosta de Mim’ (1º ano) e ‘Estou com Jesus’ (2º ano); 1998 – ‘Guia de leitura do Diretório Geral de Catequese’; 1998 – ‘Os catecismos portugueses da infância e adolescência de 1953-1993’; 2003 – ‘A catequese na Diocese da Guarda’; 2006 – ‘Procuramos o rosto de Deus’ e ‘Celebramos o encontro com Cristo’.
            Foi nomeado bispo-auxiliar da Arquidiocese de Braga em 08 de junho de 2012 pelo papa Bento XVI, com o título de bispo-titular de Cabarsussi, recebendo a ordenação episcopal em 12 de agosto de 2012, na sé da Guarda, presidida pelo cardeal D. José Saraiva Martins, tendo como bispos ordenantes D. Manuel da Rocha Felício e o arcebispo D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga. A nível da Conferência Episcopal Portuguesa, presentemente é vogal da Comissão da Educação Cristã e Doutrina da Fé e da Comissão da Missão e Nova Evangelização. Escolheu para seu lema episcopal: - "É preciso que Jesus reine" (1 Cor. 15, 25).