segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Testemunhos Vivos, Gestos Solidários



É sempre com alegria que me disponho a dar o meu testemunho missionário quando sou solicitado. Assim o pude fazer, uma vez mais nas aulas de EMRC da Escola Básica 2/3 Dr. João Rocha (Pai) de Vagos. Partilhar as alegrias, os sofrimentos de um povo que às vezes vive no limite da pobreza por causa das guerras, de governantes corruptos, de multinacionais e governos de países ricos que em vez de contribuírem para paz e desenvolvimento tantas vezes procuram apenas os seus interesses económicos
A Republica Democrática do Congo, que antes se chamava Zaire, é um destes países da África, que me acolheu durante 18 anos. Durante este tempo conheci muitas pessoas de todas as idades e de todos os estados sociais. Passei momentos felizes, sobretudo nas festas litúrgicas, como o Natal e a Páscoa, mas também muitas vezes fiquei com o coração a sangrar, diante de situações de doença, guerra, autoridades corruptas, onde a única coisa que podia fazer era dar uma palavra de amizade e consolação, procurando estar próximo delas. Foi esta realidade que pude partilhar com os fantásticos alunos da EB 2/3 de Vagos, onde encontrei um acolhimento maravilhoso da parte de alunos e professores. Espero que a minha passagem tenha contribuído para um maior enriquecimento e sobretudo para abrir o coração dos mais jovens à solidariedade, aquela mesma que Jesus Cristo nos ensinou com a doação sua vida, bem como S. Daniel Comboni que dizia “ Se Mil vidas tivesse, mil vidas daria para as missões”. Por isso mesmo espero ainda voltar a este país onde dei já parte da minha vida.
Podemos acompanhar a realidade destes povos e ser solidários com eles, através da revista AUDACIA, atraente e com valores., Mas se queres ser ainda mais radical põe-te a pergunta: E eu também por que não?

Pe. José Areeira
Missionário Comboniano