terça-feira, 1 de setembro de 2015

Alunos de EMRC ajudam Povo Filipino!


                                                                         Manila, 23 julho, 2015


Aos amigos alunos de Religião e Moral (EMRC),

Alegria, paz e entusiasmo para todos vos!




Escrevo-vos desde Manila, nas Filipinas – um pais bonito nas suas 7,107 ilhas (não sei se na maré vazia ou na maré cheia?). O povo aqui é simples e está dividido em realidades sociais bem distintas que vão desde a grande opulência à miséria mais pura que leva muitos a ter que lutar pela sobrevivência dia-a-dia.

Cheguei aqui em 2003, e depois de uma curta aprendizagem da Língua (Tagalog) e da cultura, tenho-me dedicado ao trabalho missionário em várias frentes, entre elas a ajuda direta aos que mais precisam na periferia desta grande urbe, Manila, com os seus 12 milhões de habitantes. Nesta grande tarefa, sinto-me sempre pequeno e incapaz de responder à grande maioria dos problemas que me rodeiam. No entanto, com os anos, aprendi a ser apenas um sinal humilde do Amor de Deus e do poder da bondade humana que pode ajudar a sarar as feridas causadas, não só pela miséria mas, e sobretudo, pela marginalização causada por uma economia desenfreada onde o lucro é mais forte que a própria dignidade da pessoa humana.

Já chega de sermão! Não é verdade?

Mesmo se ainda não tivemos a oportunidade de nos conhecermos pessoalmente, por intermédio do Professor Sérgio Martins, já tivestes a oportunidade de saber algo de mim e deste povo. Creio que por isso, com grande generosidade quisestes ter um gesto de partilha com este povo. Recebi cerca de mil Euros que me foram enviados em vosso nome. Obrigado por este gesto de fraternidade que derrota o egoísmo humano. Prometo usar este dinheiro da melhor forma para ajudar os que mais necessitam aqui, particularmente os mais jovens.

Como parte do meu trabalho aqui, edito uma revista chamada, World Mission. Convido-vos a visitar o nosso website (www.worldmissionmagazine.com) e a partilhar as vossas ideias e opiniões comigo.



Um abraço fraterno para todos vos!

Dave Domingues, MCCJ


(Pe. David Domingues, Missionário Comboniano do Sagrado Coração de Jesus)