segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Pulsar da vida em Taize


Depois de uma viagem de muitas horas de autocarro, eis que finalmente chegámos à bonita aldeia de Taizé. Entre malas, sacos, violas e muitos outros objetos levados, começa a difícil tarefa de distribuir os rapazes e as raparigas pelos seus aposentos.

Em Taizé a vida acontece a um ritmo lento mas muito cadenciado. São voluntários aqueles que ajudam na coordenação e organização de muitos dos aspetos.

A Diocese de Aveiro chegou e foi recebida por amigos de Viseu que explicaram o funcionamento da vida em Taizé, da organização, das tarefas, das orações e Celebrações, dos espaços e tempos de lazer, da distribuição dos alimentos, dos grupos de reflexão bíblica, de limpeza, etc.

Após a primeira oração em conjunto parece que já todos sabem como funciona e começa a sentir-se o verdadeiro espírito… Simplicidade, humildade, generosidade, recolhimento e “Encontro”, Encontro consigo próprio e com o Criador: Deus.

É este o verdadeiro acontecimento de Taizé.

Este encontro já começou a acontecer… Os alunos mais velhos de EMRC de Vagos já estão familiarizados e de mangas arregaçadas e os mais novos, que vem pela primeira vez, já encontraram o seu ritmo.

É bom sentir a vida a pulsar e a pulsar com alegria.

Vamos continuar a viver Taizé.